terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Evangelho de Mateus - Capítulo 11

 

Capítulo 11

1.    Sucedeu que, acabando Jesus de dar mandamentos a seus doze discípulos, ele foi dali a ensinar e pregar em suas cidades.

2.    Ouvindo João na prisão as obras de Cristo, mandou-lhe dois de seus discípulos.

3.    Perguntaram: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos a outro?[1]

4.    Respondendo Jesus, disse-lhes: Ide, fazei saber a João as coisas que ouves e vedes:

5.    Os cegos vêm, os mancos andam, os leprosos são limpos e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados e aos pobres é anunciada a alegre nova;

6.    Bem-aventurado é aquele que em mim não se escandalizar.

7.    E idos eles, Jesus começou a dizer de João às pessoas: Que saíste a ver no deserto? Alguma cana que se abala com o vento?

8.    Ou que saístes a ver? Um profeta coberto com vestuário branco? Vede os que trazem [vestuários] brancos, nas casas dos reis estão.

9.    Ou que saístes a ver? Profeta? Também vos digo e mais que profeta.

10.Porque este é aquele de quem está escrito: Eis que diante de tua face envio a meu anjo. Que preparará teu caminho diante de ti.

11.Em verdade vos digo, que entre os que de mulheres são nascidos, não se levantou outro maior que João Batista; mas aquele que no Reino dos Céus é o menor, maior é que ele.

12.E antes dos dias de João Batista até agora, se faz força ao Reino dos Céus e os valentes o arrebataram. (ESE, 4, 10)

13.Porque todos os profetas e mais a lei, até João profetizaram. (ESE, 4, 10)

14.Se o quereis perceber, ele é Elias que havia de vir. (ESE, 4, 10)

15.Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (ESE, 4, 10)

16.Mas com quem compararei esta geração? Semelhante é aos rapazes que se assentam nas praças e dão gritos a seus companheiros.

17.Dizem: Tangemos a vós com gaita e não bailastes; cantemos a vós lamentações e não pranteastes.

18.Porque veio João, nem comendo, nem bebendo e dizem: Demônio tem.

19.Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo e dizem: Vedes ali um homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores; mas a sabedoria é justificada de seus filhos[2].

20.Então começou ele a lançar em rosto as cidades em que muitas de suas maravilhas se fizeram e que não se tinham emendado.

21.Pena de ti, Corazin, pena de ti, Betsaida; porque se em Tiro e Sidom fossem feitas as maravilhas que em vós se fizeram, há muito que teriam se arrependido com cinza.

22.Portanto, eu vos digo que mais tolerável será para Tiro e Sidom, no dia do juízo, que para vós outras.

23.Tu Cafarnaum, que até aos céus estás levantada; serás abaixada até os infernos; porque se aos de Sodoma fossem feitas as maravilhas que em ti se fizeram, até o dia de hoje teriam permanecido.

24.Portanto, eu vos digo que mais tolerável será para os de Sodoma, no dia de juízo, que para ti.

25.Naquele tempo, falando Jesus, disse: Graças te dou, Pai, Senhor dos céus e da terra, que escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos. (ESE, 7, 7)

26.Assim é, Pai, porque assim te agradou em teus olhos.

27.Todas as coisas me estão entregues de meu Pai e ninguém conheceu o filho, mas sim o Pai; nem ninguém conheceu o Pai, mas sim o filho e mais a quem o filho o quiser revelar.

28.Vinde a mim todos os que estais cansados e carregados e eu vos farei descansar. (ESE, 6, 1)

29.Levai sobre vós meu jugo, aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e acharei descanso para vossas almas. (ESE, 6, 1)

30.Porque o meu jugo é brando e leve a minha carga. (ESE, 6, 1)

 



[1] Pergunta enigmática, pois o próprio João atestara que Jesus era o Messias. Mas João estava preso, então a pergunta levou uma mensagem oculta: Estou preso; você não vai fazer nada? Mas Jesus também disse que João era Elias encarnado. E quando foi Elias, mandara degolar os sacerdotes, portanto, agora deveria pagar pelo abuso do passado. A resposta oficial de Jesus foi: Bem-aventurado é aquele que em mim não se escandalizar. Em mensagem oculta: Você deve cumprir o que está previsto em sua missão.

[2] Na versão católica antiga e na tradução de 1681, consta ‘filhos’, no sentido de que os filhos é que atestam a falta de sabedoria de seus pais. Mas em algumas versões atuais, mudaram para ‘obras’, como a dizer que as obras atestam a sabedoria; mas com isso, interferiram no sentido da fala de Jesus na sequência.


Do livro: OS EVANGELHOS DA BÍBLIA - Versão Antiga

Download gratuito: https://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=livro&livroID=207

Versão impressa preço de custo: https://loja.uiclap.com/titulo/ua65982/

Nenhum comentário:

Postar um comentário