segunda-feira, 11 de outubro de 2021

OS SETE TIPOS DE SONHOS

 

A INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS E OS SETE TIPOS DE SONHOS

 

Explicação: O Texto abaixo tem origem na Legenda de uma Palestra Espírita publicada no Youtube em 25/09/2021, portanto, não segue o refinamento da linguagem escrita, pois é fruto de linguagem coloquial espontânea.

Link do Vídeo original: https://www.youtube.com/watch?v=s9erSc06Bf0

 

Bom dia, boa tarde ou boa noite.

Este é o 4º vídeo de uma Série sobre a Influência dos Espíritos em nossas vidas, baseado em Questões do Livro dos Espíritos.

Nós vimos nas gravações anteriores que os Espíritos nos influenciam e que eles estão por toda parte, ao nosso redor. E nós vimos a influência que eles fazem no nosso dia a dia e eu mencionei na gravação anterior que hoje seria estudado essa influência durante a noite quando dormimos. Ou seja, durante o nosso sono, o repouso do Corpo Físico.

Essa gravação de hoje, ela é baseada principalmente na Questão 402 do Livro dos Espíritos. Mas antes, nós vamos ver outra Questão, a 412, por que ali tem um detalhe interessante de continuidade da gravação anterior.

Então nós vemos: "Durante o repouso ou sono corporal, a atividade do Espírito pode fatigar o corpo"?

Resposta: “Pode, pois que o Espírito se acha preso ao corpo qual balão cativo ao poste. Assim como as sacudiduras do balão abalam o poste, a atividade do Espírito reage sobre o corpo e pode fatigá-lo”.

Bom, isso quer dizer o seguinte, que durante o sono o Espírito se desprende do Corpo, mas mesmo assim ele fica ligado. Existem liames, ligações e interessante que aqui deixa bem claro: "O Espírito se acha preso ao corpo, qual balão cativo ao poste”.

Então durante o sono físico, durante a noite quando dormimos ou durante o dia, o Espírito sai do Corpo. Todavia, como ele é um Espírito reencarnado, preso ao Corpo, ele vai continuar transmitindo para o Corpo as suas sensações.

Não apenas esse lado da Questão. É porque isso enfatiza bem que cada Corpo conforme foi explicado no vídeo anterior, tem apenas um Espírito ligado a ele. Mesmo que um Espírito Obsessor, por exemplo, ou um Espírito subjugador, domine aquele Espírito e influencie aquele Espírito, mesmo assim, o Espírito que está reencarnado naquele Corpo é que tem essa ligação.

O outro se utiliza como uma linha cruzada, mas ele não tem pleno domínio do Corpo. Somente o Espírito encarnado é que pode resistir e impedir, rejeitar a influência daquele Espírito.

Claro que alguns, por submissão, por compromissos de vidas passadas, não conseguem fazer isso e então ele precisa de ajuda. E a Oração é um caminho, o Passe também é um caminho e às vezes, até mesmo é necessário Sessões Espíritas, onde esse Espírito que está subjugando, que está prejudicando, ele recebe também a ajuda de que precisa para deixar de fazer essa influência e deixar livre o outro Espírito.

Mas o que nós vamos ver hoje é a questão da noite, quando o Espírito está em repouso. E pelo que eu percebi nos estudos diversos que tenho feito, no estudo do Livro dos Espíritos e de outros livros também, existem sete tipos de Sonhos.

Ou seja, quando nós dormimos, o Espírito sai do Corpo e ele transmite para o Corpo, conforme vimos na Questão 412, às sensações que ele está vivendo. Essa transmissão chega ao Corpo e ela é gravada no Corpo como Sonhos!

Só que esses Sonhos nem sempre é a vivência do Espírito fora do Corpo. É esse tema que nós veremos hoje, porque eu tenho, pelo meu estudo, sete tipos de situações que podemos classificar como Sonhos.

Eu vou fazer uma leitura dessas sete categorias de Sonhos, porque a análise dessa Questão 412, ela vai ser um pouco longa e eu não sei se dará tempo de fazer maiores comentários no espaço de 30 minutos de gravação.

Bom, o 1º (tipo de) Sonho que podemos classificar são os reflexos dos acontecimentos do dia a dia. Isso é o que a Ciência humana, a Ciência material, os Psicanalistas, principalmente os Psicólogos conseguem definir. Até mesmo os Psiquiatras chegam nesse ponto.

Porque quando o Espírito sai do Corpo, conforme nos vimos na Questão 412, é como se fosse um balão que está longe do poste, então existe uma ligação, o Espírito saiu do Corpo, mas aí que está a questão!

Não são todas as pessoas que saem do Corpo, que têm aquilo que se chama "Viagem Astral", uma vivência fora do Corpo Físico durante a noite, o que é transmitido para o Corpo como um Sonho.

Na maioria dos casos, o Espírito também repousa à noite. O Corpo Físico repousa e o Espírito também repousa, praticamente junto, um pouquinho distante do Corpo, desligado um pouquinho.

E até acontece aquilo que chamamos de pesadelo, que a gente acha que está acordado e a gente tenta se mexer e não consegue! E como se estivesse paralisado, porque nós estamos fora do Corpo, nós não conseguimos mexer o corpo, nós estamos fora. E é uma sensação terrível, horrível e aí somente a hora que realmente voltamos para o Corpo e acordamos é que conseguimos mexer o Corpo.

Bom, nesse intervalo, que o Espírito não está plenamente desligado e o Espírito está também praticamente em repouso, o Corpo, a mente do Corpo, remexe os acontecimentos do dia a dia e cria imagens que definimos como Sonhos.

Então não é necessariamente... São apenas reflexos dos acontecimentos do dia a dia. Imagens que vivemos ou que vimos no dia a dia e que estão refletindo em nossas lembranças e provocando Sonhos! Esse é o mais comum e que muitas pessoas têm.

Um 2º tipo de Sonho: O pensamento do Espírito.

O Espírito pensa! O pensamento, a Sede, está no Espírito. Uma vez desligado do Corpo, ele pensa, quando ele pensa, ele cria imagens mentais. Essas imagens, conforme nós vimos na Questão 412, provoca reflexo no Espírito, no Corpo, aliás, reflexo no Corpo e o Corpo passa isso para a Mente e a Mente interpreta aquilo como se fosse real.

Na verdade não é real, É o Espírito que está imaginando uma situação do "outro lado". E aquilo está provocando imagens e reflexos na Mente do Corpo e esse reflexo, quando a pessoa acorda ela pode entender como um Sonho. Esse é o 2º (tipo).

O Terceiro: Aventura no Plano Espiritual.

O Espírito sai do Corpo como o balão, se distancia do Corpo, e esse Fio que faz a ligação, esses liames, não é apenas um fio, eles se estendem infinitamente. Eles se esticam infinitamente e não quebram! Se quebrasse, haveria a morte do Corpo.

Bom, esse Espírito pode ir para outra cidade, pode ir para outra casa na mesma cidade, ele pode até ir para outro País e até para outro Planeta, uma Colônia espiritual e receber orientações, receber ajuda e o tempo todo transmitindo isso, para a Mente do Corpo.

Se houver configurações mentais, parâmetros mentais, que possibilitem criar imagens, o Espírito vai... O Corpo vai, a Mente do Corpo vai lembrar daquilo como se fosse um Sonho.

Então o Espírito, durante a noite, ele pode frequentar... E isso acontece muito frequentemente, frequentar Faculdades no Plano Espiritual, Escolas no Plano Espiritual, onde recebe ajuda, ou visitar amigos, visitar parentes, ou visitar pessoas até que ele sequer conhece na vida material, mas que foram amigas de vidas passadas. Então esse é o 3º tipo de Sonho.

O Quarto: Sonho de orientação no Plano Espiritual.

Então o Espírito sai, ele encontra um Espírito Protetor, um Mentor, um Espírito amigo, que vem para ajudá-lo e esse Espírito, por exemplo, comenta sobre o dia a dia dele.

E fala: "Olha, você tem que ter cuidado com os seus procedimentos, com o que você está fazendo, onde que você está andando, os ambientes que você está frequentando, porque isso influencia na sua mente, nos seus sentimentos, no seu raciocínio. Você parece que está andando num Pântano! E seus pés estão sujos de lama"...

Veja só! O Espírito falou isso. E aquilo entra na mente do Espírito que está recebendo o conselho e é transmitido para o Corpo, mas o Corpo não tem a identificação de que aquilo é uma orientação de outro Espírito. Mas ele cria imagem, porque "lama" ele conhece, ele tem parâmetro. Pântano ele tem parâmetro.

Então ele cria imagem e quando aquele Espírito acorda... Nossa... Ele diz assim: "Nossa!... tive um sonho tão ruim! Eu sonhei que eu estava andando e meus pés estavam sujos de lama, num pântano”!... E na verdade, tudo, foi só uma orientação. O Corpo que criou a imagem.

Um 5º tipo de Sonho: Lembranças de vidas passadas!

Então veja que também não é um acontecimento real que nem uma aventura, que é o 3º tipo que eu disse. Na verdade, o Espírito está lembrando acontecimentos que ele teve em vida passada.

O Corpo não tem parâmetro, a Mente do Corpo não tem lembrança, Então não tem como ele... É bloqueado, não tem como ele lembrar as vidas passadas, mas quando ele sai, durante a noite, no sono, o Espírito sai do Corpo, então aí ele pode lembrar sim de vidas passadas.

E quando ele acorda, a Mente do Corpo criou um Sonho durante a lembrança dele. Ele fala: "Nossa! Eu sonhei que eu estava vivendo a mil anos, que eu estava num castelo, eu estava participando de uma guerra, que eu era um espadachim... Ou que eu era isso ou era aquilo”!...

Na verdade, são lembranças de vidas passadas... De repente, ele vê... Isso acontece com frequência: Ele encontra no dia a dia dele uma pessoa que ele conheceu numa vida passada. E de repente, eles foram até inimigos, só que nessa vida eles não têm porque ter essa inimizade, mas a hora que eles se encontram eles sentem alguma coisa. Ambos sentem isso. Não é uma simpatia, não chega a ser uma antipatia, mas é um distanciamento, uma rejeição.

E durante a noite, o Espírito fica impressionado com aquilo e aí ele lembra a vivência que ele teve com aquele Espírito numa vida passada e depois ele pode lembrar daquilo como se fosse um Sonho. Então isso é um 5º tipo.

O 6º (tipo). O pior de todos! A influência dos Espíritos quando estamos no sono.

Porque conforme eu expliquei no 1º tipo de Sonho, nem sempre o Espírito sai completamente do Corpo. Às vezes, ele fica bem próximo do Corpo. E é nesse estágio que os Espíritos que querem nos perseguir, nos influenciar, nos prejudicar, eles se aproximam, eles irradiam a mente (deles) sobre a mente de nosso Espírito e essa irradiação é transmitida para o Corpo e aquilo é gravado como um Sonho.

E geralmente eles fazem isso como uma forma de nos prejudicar de nos perturbar, para impedir o nosso descanso, para impedir que a gente realmente... Que o Corpo durma e tenha o Sono.

Se for ter Sonho ou não essa é outra questão, mas que o Espírito se desprenda completamente, não morte, apenas se desligue do Corpo momentaneamente, mas que seja por completo esse distanciamento e o Corpo descanse tranquilo e o Espírito também receba a ajuda, receba conselhos no Plano Espiritual.

Só que esses Espíritos que querem nos perseguir usam esse momento, para impedir que o Espírito saia do Corpo. E muitas pessoas têm esse acontecimento. A pessoa fala assim: "Nossa! Eu estava quase dormindo, de repente, alguém tocou na minha perna e eu acordei"... "Ah! Eu estava quase dormindo e alguém me deu um beliscão, mas eu estava sozinho”...

Então veja: O Espírito que quer nos perseguir usa de todas as formas e por quê?... Qual o objetivo de nos impedir de dormir?... Porque se nós não dormirmos não receberemos bons conselhos, mas principalmente, o Corpo permanecerá cansado.

E se o Corpo permanecer cansado, nós estaremos mais propensos à irritação durante o dia. E aí sim, a porta estará aberta durante o dia, para receber a influência deles, para nos desviar do bom comportamento, para nos provocar atritos durante o dia, brigas desnecessárias, discussões desnecessárias e é o objetivo desses Espíritos nos prejudicar.

Por que nos prejudicar?... Porque, de repente, são desafetos de vidas passadas que estão estacionados!... Eles permaneceram estacionados!... Porque no Plano Espiritual, no mundo, na Dimensão Espiritual, não é como aqui na Terra, porque aqui nós nos achamos no direito de falar: “Ah! Eu sou Ateu... Ah! Eu não acredito em Deus, eu sou Ateu”...

Olha, você pode ser Ateu momentaneamente, porque quando morrer o Corpo, você vai voltar para o Plano Espiritual, você vai ver que continua vivo e você vai ver o mundo verdadeiro, na Dimensão Espiritual, o mundo onde é inegável a existência de Deus!

E aí, por endurecimento, por falta de fé, por falta de humildade, você pode se prender ao que pensava e não admitir (o) que estava errado, não fazer nenhuma Oração, uma Prece lá no Plano Espiritual como Espírito e não recebe ajuda!... Fica vagando por aí, na face da Terra, perturbando e perseguindo as pessoas, por tuas próprias ações, por tuas próprias decisões.

Mas e os outros Espíritos que acreditavam em Deus?... Mesmo se eles fizeram coisas erradas aqui no Plano Material, depois que desencarnam, eles admitem (o) que fizeram errado. Fazem Orações, pedem perdão por isso, pedem ajuda e eles são socorridos!

Levados para Colônias Espirituais, onde recebem ajuda, recebem orientação, recebem preparação, recebem a organização de uma nova reencarnação, que é uma dádiva! Uma nova oportunidade de agora fazer o certo e aí reencarna!...

Reencarna, cresce, e aí, o que acontece?... Esse Espírito que ficou estacionado reencontra e começa a sua perseguição porque não admite e fala assim: "Oras!... Ele me perseguiu, ele me faz mal, agora ele está aí, todo bem, recebendo ajuda dos Bons Espíritos, casado, com filhos, feliz numa nova reencarnação e eu aqui, sofrendo no Plano Espiritual?... Isso não está certo”... E aí começa a perseguir aquela pessoa.

Mas quem é que está errado nessa história?... Esse Espírito!... Ele que precisa de humildade, de fazer a sua Oração, de compreender que estava errado para também ter a mesma oportunidade!...

Bom, esse é o 6º e pior tipo de Sonho, porque nesse momento que o Espírito está se desprendo do Corpo, o Espírito (mau) pode fazer uma influência muito ruins e criar imagens muito ruins mesmo, como se... Sabe aquelas imagens de demônios de coisas terríveis, são imagens!...

Mas ele joga isso na Mente do Espírito e isso é transmitido para o Corpo e depois quando finalmente o Espírito consegue se desprender da influência e acordar... Acordar sempre é a salvação para esse tipo de situação. O Espírito consegue acordar e fala: "Nossa! Eu tive um pesadelo terrível! Um Sonho terrível essa noite"... Na verdade, foram só imagens que jogaram na Mente dele.

E por fim, o 7º tipo de Sonho, que é sonho com o futuro: Premonição.

Pode acontecer de um Espírito durante a noite, ele se desprende do Corpo e aí ele investiga o seu futuro. Tem Espírito que tem evolução suficiente para fazer isso. Não de repente em longo prazo, mas pelo menos em curto prazo ele investigar o futuro. Porque o futuro, ele pode ainda não ter acontecido, mas ele se projeta das nossas ações do presente e tem coisas futuras que são programadas, são necessárias que aconteçam. Então o Espírito, durante a noite, ele consegue se desprender e fazer essa investigação.

E veja, que nem todo Sonho com o futuro, é por capacidade do próprio Espírito. Porque no 4º item, nós vimos que os outros Espíritos conversam conosco e nos orientam. E nós podemos receber esse tipo de orientação sobre o futuro de outro Espírito. Ou por nós mesmos, através da Premonição.

Só que a Premonição é um "Sentido". E nós aprofundaremos esse estudo num próximo vídeo, onde nós examinaremos os Sentidos humanos.

Então agora eu vou ver a Questão 402 e falta ainda sete minutos, não sei se vai dar tempo para ler por completo. Mas se não der, vocês podem fazer essa leitura, no Livro dos Espíritos.

Antes de ler a Questão 402, eu vou ler a Questão 401 porque ela também é muito interessante: "Durante o sono, a alma repousa, como o corpo”?

A resposta: "Não". (Não como o Corpo). O Espírito jamais está sem fazer nada. Então conforme eu disse, o Espírito se desprende um pouco do Corpo e ele repousa também, não "repousa" sem fazer nada, porque quando ele tem muita atividade, é uma situação, mas o Espírito, apesar estar ligado sem fazer nada, ele pode ficar tranquilo. Agora, ele não dorme também, ele sempre está ativo.

"Durante o sono, os laços que o prendem à matéria se afrouxam e como o corpo não precisa da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos”.

Então veja que tem as ligações, entre o Perispírito, que é o Corpo Espiritual e o Corpo, o Corpo Físico.

Bom, então vamos ver a Questão 402 cuja Resposta é muito longa. Diz assim: “Como podemos julgar da liberdade do Espírito durante o sono"?... Porque como vamos saber se o Espírito realmente sai do Corpo?...

E aí a Resposta: “Pelos sonhos". E ele prossegue: “Quando o corpo repousa, o Espírito tem mais faculdades do que quando acordado". Veja: Mais "faculdades". A Premonição é uma delas.

"Lembra-se do passado e algumas vezes prevê o futuro." Então lembrando o passado, que é o 5º item que eu mencionei, das vidas passadas.

Ou: "algumas vezes, prevê o futuro". Que é o 7º item. E também: "Adquire maior potencialidade e pode se colocar em comunicação com os demais Espíritos deste mundo e do outro". Então veja só, (isso é) o 3º item que eu disse: Ele faz uma Aventura, ou seja, ele se encontra com Espíritos que estão encarnados. Ou então ele recebe ajuda do Plano Espiritual, que é o 4º item: porque ele se encontra com outros Espíritos.

E ele continua: "Vocês dizem frequentemente: Tive um sonho extravagante, um sonho horrível, mas absolutamente fora da realidade. Enganam-se. Muitas vezes é uma recordação dos lugares e das coisas que viram ou que verão em outra existência ou em outra ocasião”.

Então veja só a situação: São os sete tipos de Sonhos que eu disse. Então, às vezes, é uma lembrança de vidas passadas ou então até uma imaginação.

"Estando entorpecido o corpo, o Espírito trata de quebrar suas barreiras e de investigar no passado ou no futuro."

Interessante isso!

"Pobres homens que mal conhecem os fenômenos mais comuns da vida! Julgam-se muito sábios e se confundem com as coisas mais simples. Nada sabem responder a estas perguntas que todas as crianças formulam: Que fazemos quando dormimos? O que são os sonhos”?

“O sono liberta a alma parcialmente do corpo. Quando dorme, o homem se acha por algum tempo no estado em que fica permanentemente depois que morre. Tiveram sonos inteligentes os Espíritos que desencarnando logo se desligam da matéria. Esses Espíritos, quando dormem, vão para junto dos seres que lhes são superiores. Viajam, conversam e se instruem com estes. Trabalham mesmo em obras que se lhes deparam concluídas, quando voltam"...

Olha que interessante. Como disse: É praticamente outra vida, durante a noite! Nós trabalhamos em outra Dimensão e construímos coisas lá, construímos casas, construímos jardins, construímos situações que vamos encontrar depois que desencarnamos!

"Ainda essa circunstância, é de molde a lhes ensinar que não devem temer a morte, pois que todos os dias morrem como disse um santo”...

Não é interessante isso?... O que é a morte?...A morte é a liberdade, desde que seja programada! Porque o pior crime de todos, é o suicídio. Então jamais devemos cometer suicídio. É uma covardia, uma desistência da vida, um desrespeito com Deus, um desrespeito com tudo que foi feito, preparado, para que ele tivesse a oportunidade de reencarnar e evoluir.

Mas durante a noite, todos os dias, nós saímos do Corpo e voltamos para a verdadeira vida. Bem, isso que foi lido até agora, o Espírito Explicou:

“Assim é para os Espíritos elevados. pelo que respeita ao grande número de homens que, morrendo, têm que passar longas horas na perturbação, na incerteza de que tantos já lhes falaram, enquanto dormem, esses vão ou a mundos inferiores a Terra onde os chamam velhas afeições"...

Então veja só: Quem busca orientação durante o sono, são os bons Espíritos, quem não cultiva isso, durante o sono, ele busca as suas afeições inferiores.

Bom, a resposta é muito longa... Eu aconselho que vejam no Livro dos Espíritos, para que possam estudar e melhor entender esse assunto. Provavelmente, uma das respostas mais longa.

Bom, essa foi a gravação de hoje. Não deu tempo de ler toda a Resposta, mas ela é bem explicativa e o interessante é que precisa ler com calma, porque cada linha pode ter uma informação interessante, uma informação importante.

Então que Deus nos abençoe e fiquem em paz.

 

(Fim da 4ª parte).