terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Evangelho de Mateus - Capítulo 5

 

Capítulo 5

1.    Vendo [Jesus] as multidões, subiu ao monte; e assentando-se, chegaram-se a ele seus discípulos.

2.    Abrindo sua boca, ensinava-os, dizendo:

3.    Bem-aventurados [são] os pobres de espírito[1], porque deles é o Reino dos Céus. (ESE, 5, 3)

4.    Bem-aventurados [são] os tristes, porque eles serão consolados. (ESE, 5, 1)

5.    Bem-aventurados [são] os mansos, porque eles herdarão a terra. (ESE, 9, 1)

6.    Bem-aventurados [são] os que têm fome e sede [de] justiça, porque eles serão fartos. (ESE, 5, 1) (ESE, 28, 50)

7.    Bem-aventurados [são] os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. (ESE, 10, 1)

8.    Bem-aventurados [são] os limpos de coração, porque eles verão a Deus. (ESE, 8, 1)

9.    Bem-aventurados [são] os pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus. (ESE, 9, 2)

10.Bem-aventurados [são] os que padecem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. (ESE, 5, 1) (ESE, 28, 50)

11.Bem-aventurados sois vós outros, quando [os homens] vos injuriarem, perseguirem e mentindo, de vós disserem todo mal, por minha causa. (ESE, 28, 50)

12.Exultai [vos] e alegrai [vos], que grande [é] vosso galardão nos céus. Porque assim perseguiram aos profetas que [foram] antes de vós outros. (ESE, 28, 50)

13.Vós sois o sal da terra; entretanto, se o sal enfraquecer, como se salgará? Para nada mais presta, senão para se lançar fora, e dos homens ser pisado.

14.Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade fundada sobre o monte.

15.Nem se acende a lanterna[2] e a põe debaixo de um pote, mas no velador e alumia a todos quantos em casa [estão]. (ESE, 24, 1)

16.Assim, resplandeça vossa luz diante dos homens para que vejam vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

17.Não cuideis que vim desfazer a lei ou os profetas; não vim a [os] desfazer, mas sim a cumprir. (ESE, 1, 1)

18.Porque em verdade vos digo, que até que [não] passem o Céu e a Terra, nem um jota, ou um til se passará da lei, que tudo [não] aconteça. (ESE, 1, 1)

19.De maneira que qualquer que desfazer um desses mais pequenos mandamentos e assim ensinar aos homens, o mais pequeno será chamado no Reino dos Céus. Porém, qualquer que [os] fizer e ensinar, esse será chamado o grande no Reino dos Céus. (ESE, 18, 8)

20.Portanto, vos digo que se vossa justiça não sobrepujar a dos escribas e fariseus, de nenhuma maneira entrareis no Reino dos Céus. (ESE, 12, 1)

21.Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar, será réu de juízo. (ESE, 9, 3)

22.Porém, eu vos digo que qualquer que contra seu irmão sem razão se indignar, será réu de juízo. E qualquer que a seu irmão disser: raca (imbecil), será réu do supremo conselho. Qualquer que disser: louco, será réu do inferno. (ESE, 9, 3)

23.Portanto, se trouxeres teu presente ao altar e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti; (ESE, 10, 7)

24.Deixa ali teu presente diante do altar e vai, reconcilia-te primeiro com o teu irmão, e então vem e oferece teu presente. (ESE, 10, 7)

25.Concorda-te rápido com teu adversário, entretanto que com ele estás no caminho, porque não aconteça que o adversário te entregue ao juiz e o juiz te entregue ao ministro, e te lancem na prisão. (ESE, 10, 5)

26.Em verdade te digo que de nenhuma maneira sairás dali até não pagares o derradeiro centavo. (ESE, 10, 5)

27.Ouviste o que foi dito [dos] antigos: Não adulterarás. (ESE, 8, 5)

28.Porém, eu vos digo que qualquer que atentar para [alguma] mulher, para a cobiçar, já com ela adulterou em seu coração. (ESE, 8, 5)

29.Portanto, se teu olho direito te escandalizar, arranca-o e lança-o fora de ti; pois melhor te é que um de seus membros se perca, do que todo teu corpo seja lançado no inferno.

30.Se sua mão direita te escandalizar, corta-a e lança-a fora de ti, pois melhor te é que um de teus membros se perca do que todo teu corpo seja lançado no inferno.[3]

31.Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.

32.Porém, eu vos digo que qualquer que deixar sua mulher fora da causa de fornicação, faz que ela adultere e adultera qualquer que com a deixada se casar.

33.Outrossim, ouvistes o que foi dito [dos] antigos: Não te perjurarás, mas pagarás ao Senhor teus juramentos.

34.Porém, eu vos digo que de maneira nenhuma jureis, nem pelo céu, porque é o trono de Deus;

35.Nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei.

36.Nem por tua cabeça jurarás, pois nem ainda um cabelo podes fazer (nascer) branco ou preto.

37.Mas seja vosso falar, sim, sim; não, não; porque o que disto passar, do mal procede.

38.Ouviste o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. (ESE, 12, 7)

39.Mas eu vos digo que não resistais ao mal; antes, a qualquer que te der em tua face direita, vira-lhe também a outra. (ESE, 12, 7)

40.Ao que contigo quiser pleitear e tua túnica te tomar, larga-lhe também a capa. (ESE, 12, 7)

41.E qualquer que te obrigar a caminhar uma légua, (6 km) vai com ele duas [léguas]. (ESE, 12, 7)

42.Dê a quem te pedir, e a quem te quiser tomar emprestado, não te afastes. (ESE, 12, 7)

43.Ouviste o que foi dito: Amarás a teu próximo e aborrecerás a teu inimigo. (ESE, 12, 1)

44.Entretanto, eu vos digo: amai a vossos inimigos e bendizei aos que vos maldizem, fazei bem aos que vos aborrecem, e rogai pelos que vos maltratam e vos perseguem. (ESE, 12, 1) (ESE, 17, 1)

45.Para que sejais filhos de vosso Pai que está nos céus, porque faz que seu sol saia sobre maus e bons, e chova sobre justos e injustos. (ESE, 12, 1)

46.Porque se amardes aos que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? (ESE, 12, 1) (ESE, 17, 1)

47.Se somente saudardes a vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os publicanos também assim? (ESE, 12, 1)

48.Sede, portanto, vós outros perfeitos, como vosso Pai, que está nos céus, é perfeito. (ESE, 17, 1)



[1] A palavra ‘espírito’ foi usada no sentido de ‘ânimo’ e não de ‘alma’.

[2] No original: ‘candeia’. Ver essa e outras palavras atualizadas pelo glossário no final do livro.

[3] Jesus falava por metáforas, sempre sobre questões morais, portanto, a recomendação não era quanto a mutilação física, mas sim quanto ao sacrifício moral em não ser motivo de escândalo.


Do livro: OS EVANGELHOS DA BÍBLIA - Versão Antiga

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