terça-feira, 5 de março de 2013

O ENCONTRO



     A vivência diária, representada pelas dificuldades, desencontros, aborrecimentos, tristezas, e, por outro lado, pelas alegrias, amizades, amores, paixões e outros fatores, produzem a movimentação em nossa vida, lembrando-nos que estamos vivos, pensamos e acima de tudo, questionamos e analisamos.
     O ato de analisar faz-nos buscar respostas para os acontecimentos; faz-nos pensar nos motivos para a vida; e assim, quando a busca é sincera, independente de religiosidade, acabamos por encontrar em Deus as explicações para todas as movimentações do universo, pois sem Ele, nada acontece. O acaso não existe. Viver sem Deus, é querer ser um vírus intruso no sistema universal. A importância de Deus em nossa vida estabelece um sentido, um ideal, mostrando um motivo para bem viver e buscar a harmonia dentro da realidade diária, nos relacionamentos comuns, apesar de quaisquer circunstâncias. Quem conhece as leis de Deus e esforça-se para segui-las, tem serenidade.  Logicamente quando falo em Leis de Deus não me refiro às tradições, conceitos, ritos, dogmas e superstições humanas. Quem entende isto, tem compreensão de cada acontecimento da vida e sabe aceitar e passar por tudo sem muito choro, sem muito riso.
     A compreensão por sua vez, estabelece o princípio de igualdade, pois de fato ninguém é melhor do que o seu próximo; a não ser, quando admite a própria insignificância perante o universo e neste caso, terá compreendido que nada é e nada sabe diante de tudo o que lhe falta. Isto é mais do que julgar ser alguma coisa, pois possibilita anular o orgulho, estabelecendo a humildade, fazendo surgir o perdão, pois se somos todos imperfeitos e iguais, como ousaremos acusar ou condenar o nosso próximo? Quem é digno de atirar a primeira pedra?...
     O perdão é o primeiro passo para a harmonia, a paz interior, a fé, a coragem de começar e recomeçar; ou seja, quem perdoa encontra o amor e atrai luz para sua vida e a luz é a força do universo. Perdoar é interromper o círculo vicioso das ações e reações, causa e efeito.
     Este encontro com a verdade não depende de religião, de classe, de cor, de posição social, de cultura ou riqueza. Deus está dentro da consciência de cada pessoa. A verdade está escrita dentro de cada ser.
     Quando a humanidade compreender estes fatos, despojar-se-á de muitos conceitos inúteis e haverá justiça e paz na terra.


     José Nunes Sobrinho
     Itaquiraí - MS
     Diário do Interior - 12/12/1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário