terça-feira, 5 de março de 2013

CONFIANÇA E TRABALHO



     O trabalho está intimamente ligado à felicidade e equilíbrio das pessoas. É no trabalho que mostramos o valor do nosso caráter. Através dele, diariamente nos relacionamos com uma infinidade de pessoas e mediante circunstâncias diversas, burilamos o nosso intelecto e as emoções. Passamos quase a metade da vida física no local de trabalho e no convívio com os companheiros de serviços.
     Por outro lado, nenhum princípio de mudança, seja mental, ético ou emocional, tem fundamento e eficácia quando não há satisfação íntima, mediante a prática, no dia a dia.
     Portanto, para transformar a vida das pessoas para melhor, é preciso também modificar os padrões mentais diante do trabalho e até as formas de se administrar.
     Senão vejamos: Os conceitos tradicionalistas de administração de empresas foram bitolados pelo princípio de que o poder deveria se concentrar numa única pessoa. O herói ou mártir do sucesso.
     Entretanto, não pode haver satisfação onde não há envolvimento de cada pessoa no processo. É preciso que a administração seja de forma participativa, onde as decisões devam ser tomadas por comissões, comitês, grupos de melhorias, etc.
     É evidente que a palavra final em cada decisão ainda estará sob a tutela de um administrador central, um líder que assuma as responsabilidades, pois união não quer dizer ausência de liderança.
     Até porque, todos sofrem as consequências do sucesso ou do fracasso. Todos os funcionários de uma empresa, em graus diferentes, vivem num ambiente comum, negativo ou positivo, dependendo dos resultados obtidos. Portanto, de uma forma ou de outra, querendo ou não, todos arcam com as consequências das decisões.
     Por isso, é importante que cada funcionário de uma empresa procure conhecer o que faz, por que faz, qual a sequência lógica de sua função, o que poderia ser melhorado no processo. Fazer a empresa crescer para também receber um melhor retorno.
     Lembro-me de uma história, de domínio popular:
     Numa construção, três pedreiros trabalhavam lado a lado. Indagados sobre o que faziam, responderam:
  -  Estou assentando tijolos. - Disse o primeiro.
  -  Estou erguendo uma parede. - Falou o segundo.
  -  Estamos construindo uma igreja. - Explicou o terceiro.
     Os três trabalhavam juntos, mas a amplitude do pensamento de um divergia qualitativamente dos outros dois. Certamente o terceiro tinha uma melhor disposição para o trabalho, pois sabia que estava colaborando na concretização de um projeto. Mas e o primeiro?... Para ele, todos os dias são iguais, uma rotina constante. Nada é bom, nada satisfaz. O patrão é injusto, o salário é pouco, o governo não ajuda, nem Deus abençoa...  Qual dos três apresenta perspectivas de crescer em vida?...
     Um administrador moderno tem que ter genialidade suficiente para não temer as ideias e opiniões dos subordinados, delegando funções, formando comitês, buscando sugestões e colaboradores, liderando por suas qualidades e capacidade, não por apenas ocupar um cargo.
     Um bom funcionário deve trabalhar sem promover desunião, sem estabelecer rivalidades, nem buscar crescer pela queda dos outros. Deve ajudar os demais a subirem junto e que os superiores hierárquicos também estejam progredindo.
     Conforme diz o provérbio: "Ajuda-te e o céu te ajudará".


      José Nunes Sobrinho
     Campo Grande - MS
     Diário do Interior - 17/11/1994

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